Curso de Introdução ao Design de Experiência do Usuário (UX) para Meninas – 2024

Nos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Bacharelado em Sistemas de Informação oferecidos pelo ICMC, IME e EACH da USP, a proporção média de ingressantes do sexo feminino dos últimos anos não ultrapassa 15%. Os fatores mais apontados como possíveis causas para esse viés de gênero são a falta de modelos femininos na área, a falta de incentivo às meninas na educação escolar e familiar e a crença de que as mulheres são menos aptas que os homens para as carreiras de exatas.

Com o objetivo de contribuir para a mudança desse cenário, promovendo a participação feminina na computação e o ingresso de meninas em cursos de ensino superior em áreas de tecnologia, o CodificADAs irá ofertar um curso de Introdução ao Design de Experiência do Usuário (UX) para Meninas no Programa de Verão 2024 do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo.

O curso será realizado presencialmente no Centro de Ensino de Computação do IME-USP e terá 60 vagas destinadas para meninas do Ensino Médio (preferencialmente de escola pública).

Ementa do Curso

Introdução ao conceito de UX Design bem como os frameworks de Design Thinking e o conceito de Design Sprint. Aplicação prática do Design Thinking na resolução de problemas. Visão da atuação profissional de UX Designers e suas especialidades no mercado. Estudo de caso seguindo as quatro etapas do Diamante Duplo proposto pelo Design Thinking. Design e métricas do negócio.

Informações

Requisitos: Estar cursando o Ensino Médio em uma escola pública. Se identificar com o gênero feminino ou não binário.

Dias e horários: Segundas e quartas-feiras, das 10:00 às 12:00. Início em 08/01/2024 e término em 24/01/2024.

Local: Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, localizado na Rua do Matão, 1010 – Cidade Universitária, São Paulo, SP.

Como se inscrever

A inscrição é feita pela plataforma do Programa de Verão do IME-USP e o comprovante de matrícula em escola pública enviado para o email do CodificADAs. A lista de todos os cursos oferecidos pode ser acessada clicando aqui. Procure pelo nosso curso e clique na setinha verde à direita para se inscrever.

Você precisará logar na plataforma e caso essa seja sua primeira vez, basta registrar-se no botão que aparecerá abaixo.

Depois de acessar a plataforma entre na aba Solicitações e confirme sua inscrição.

O último passo é enviar um email para codificadas@usp.br com o seu comprovante de matrícula em uma escola pública, assim saberemos se você cumpre com o requisito do curso.

Inscreva-se no botão abaixo e venha aprender a programar com o CodificADAs!

Quer conhecer as graduações na área de tecnologia? Veja nosso post sobre os cursos de computação da USP!