Curso de Programação Web para Meninas – 2024

Sobre o Curso

Quando pensamos na internet, muitas vezes o que imaginamos à primeira vista são sites como esse. Por isso, não é difícil perceber que o desenvolvimento web desempenha um papel fundamental na era digital, permitindo a criação e manutenção de sites e aplicativos que impulsionam o mundo online.

Com a crescente dependência da tecnologia, a demanda por profissionais qualificados nessa área é alta, mas a oferta (principalmente feminina) não reflete esse impulsionamento. De acordo com a pesquisa global de desenvolvimento de software 2020, representamos apenas 8.5% desse mercado. É um cenário preocupante e que, acima de tudo, precisa ser mudado.

Pensando nisso e na relevância da área, o CodificADAs ofertará o Curso de Programação Web para Meninas no Instituto de Matemática da Universidade de São Paulo. O curso será realizado presencialmente no Centro de Ensino de Computação do IME-USP e terá 60 vagas destinadas para meninas do Ensino Médio. Os tópicos percorrerão bases fundamentais para a criação de sites, incluindo HTML e CSS, e com muita mão na massa. Ao final do curso, as estudantes receberão um certificado emitido pela USP.

Se interessou? Confira as informações abaixo.

Informações Gerais do Curso

Requisitos: Estar cursando o Ensino Médio, preferencialmente em uma escola pública. Se identificar com o gênero feminino ou não binário.

Dias e horários: dias 10, 11, 12, 15 e 16 de julho de 2024, sempre das 08:30 às 12:15 (carga horário total do curso: 18 horas).

Local: Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, localizado na Rua do Matão, 1010 – Cidade Universitária, São Paulo, SP.

Período das Inscrições: de 27/05/2024 00:00 a 27/06/2024 23:59  por meio do Sistema Apolo USP.

Número de Vagas: 60 (as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição)

Instruções para a Inscrição

1. Acesse a página de inscrições do Sistema Apolo USP;
  2. No campo “Unidade”, selecione a opção “Instituto de Matemática e Estatística (São Paulo)” ;
  3. Clique no curso chamado “Programação Web para Meninas“;
  4. Insira seu CPF e clique em “Avançar”;
  5. Forneça os demais dados solicitados para concluir a inscrição.

Depois de concluir o preenchimento, você receberá um e-mail com os dados da inscrição. Para dar prosseguimento à inscrição:

1. Confira seus dados e os dados do curso enviados no e-mail;
  2. Clique no link fornecido no e-mail;
  3. Confirme a chave fornecida por e-mail e clique em “Avançar”;
  4. Ao fim da ação, o sistema retornará uma mensagem confirmando o sucesso da inscrição.
  5. Depois da confirmação da inscrição, envie para o e-mail codificadas@usp.br um comprovante de matrícula no ensino médio. A inscrição das meninas que não enviarem o comprovante será cancelada.