Sua história
Augusta Ada Byron, atualmente conhecida como Ada Lovelace, foi uma matemática e escritora inglesa. Ao se envolver no projeto de Charles Babbage, desenvolveu um algoritmo para computar os valores de funções matemáticas, desse modo, sendo reconhecida como a primeira programadora da história.
Ada nasceu em 10 de dezembro de 1815, sendo filha única e legítima do escritor e poeta Lorde Byron, o qual escreveu uma das versões de Don Juan e foi uma das figuras mais importantes do Romantismo. Quando Ada tinha apenas oito anos de idade, Byron, que havia se separado da esposa um mês após o nascimento de Ada, morreu doente durante a Guerra da Independência Grega.
Sua mãe sempre procurou que a filha desenvolvesse interesse em matemática e lógica, como uma tentativa de evitar que Ada desenvolvesse a insanidade de Byron.
Durante sua juventude, por conta de seus talentos matemáticos, desenvolveu boas relações de trabalho e amizade com o matemático britânico Charles Babbage, tendo como foco principal o trabalho de Babbage sobre a Máquina Analítica. Entre 1842 e 1843, ela traduziu um artigo do engenheiro militar italiano Luigi Federico Menabrea sobre a máquina analítica e adicionou o que ela chamou de Anotações, em que, dentre essas notas, havia o algoritmo que foi considerado o primeiro programa de computador.
Lovelace abriu novos horizontes sobre a visão da capacidade dos computadores, enquanto outros, incluindo Babbage, focava apenas nas capacidades de realizar cálculos e processamentos de números. Com sua visão de “ciência poética”, ela buscou explorar como os indivíduos e a sociedade se conectam com a tecnologia, enxergando-a como uma ferramenta de colaboração que transcende a mera funcionalidade e abre espaço para novas formas de interação humana.
Ada Lovelace morreu em 27 de novembro de 1852, com apenas 36 anos de idade, em decorrência de um câncer de útero.
O primeiro programa de computador
Em 1842, Babbage foi convidado para ministrar um seminário na Universidade de Turim sobre sua máquina analítica. O jovem engenheiro Luigi Menabrea, publicou a palestra de Babbage, mas em francês. Desse modo, Charles Babbage atribuiu para Ada a tradução desse material para a língua inglesa junto com suas notas sobre o assunto.
Entre as notas de Ada, classificadas alfabeticamente de A a G, em especial na nota G, ela descreve um algoritmo para a máquina analítica computar a Sequência de Bernoulli. Desde então, é reconhecido como o primeiro algoritmo por ser implementado em um computador, dado que Ada era uma das poucas pessoas do mundo que entendia o funcionamento dessa máquina.
Seu legado e datas comemorativas
Por conta de seus grandes feitos para a humanidade, Ada Lovelace recebeu diversos tipos de citações, entre eles, estão:
Linguagem Ada: A linguagem de programação Ada foi criada em homenagem a Ada Lovelace pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, sendo a documentação da linguagem aprovada em dezembro de 1980.
Prêmio/Medalha Lovelace: Em 1981, a Associação de Mulheres na Computação criou o prêmio Ada Lovelace, e em 1998, a Associação Britânica de Computação criou a Medalha Lovelace. A Associação Britânica de computação também é patrocinadora do evento Lovelace Colloquium, uma conferência anual para mulheres estudantes de graduação.
Dia da Ada Lovelace: Em toda segunda terça-feira de outubro, desde 2009, é comemorado o Dia da Ada Lovelace, que tem como principal objetivo dar destaque à mulheres na ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), além de criar novos modelos para meninas e mulheres. Em 2009, em virtude da primeira celebração do Dia da Ada Lovelace, a artista plástica Sydney Padua criou uma história em quadrinhos titulada “As emocionantes aventuras de Lovelace e Babbage”, contando a história de Lovelace e Babbage de maneira descontraída.
Poema sobre Ada Lovelace
Veja abaixo um poema produzido por Brian Bilston (@brian_bilston) que homenageia Ada Lovelace (o texto foi feito originalmente em inglês):
The Enchantress of Numbers
“She conjures numbers in the night;
they bow and dance before their queen,
who labours hard by candle-light
at work the world has not yet seen.
She brings the future into sight
and contemplates the new machine.
The digits fall beneath her spell,
no less in beauty than an ode;
her father’s child, she knows so well
imagination’s open road.
It leads where only time will tell,
this magic trail she lays with code.“
Referências
[1] Ada Lovelace. Disponível em https://en.wikipedia.org/wiki/Ada_Lovelace. Acesso em: 05 de out. 2024.
[2] Celebrate Ada Lovelace Day. disponível em https://www.fabscience.co.uk/celebrate-ada-lovelace-day/. Acesso em: 06 de out. 2024.
[3] Imagem Ada Lovelace (Fonte: Encyclopedia Britannica)