Curso de Introdução à Programação em Python para Meninas – 2023

Sobre o curso

Nos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Bacharelado em Sistemas de Informação oferecidos pelo ICMC, IME e EACH da USP, a proporção média de ingressantes do sexo feminino dos últimos anos não ultrapassa 15%. Os fatores mais apontados como possíveis causas para esse viés de gênero são a falta de modelos femininos na área, a falta de incentivo às meninas na educação escolar e familiar e a crença de que as mulheres são menos aptas que os homens para as carreiras de exatas.

Com o objetivo de contribuir para a mudança desse cenário, promovendo a participação feminina na computação e o ingresso de meninas em cursos de ensino superior em áreas de tecnologia, o CodificADAs irá ofertar um curso de introdução à programação em Python no Programa de Verão 2023 do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo.

O curso será realizado presencialmente no Centro de Ensino de Computação do IME-USP e terá 60 vagas destinadas para meninas do Ensino Médio, onde as alunas irão aprender sobre organização e funcionamento de computadores e programas, conceitos de linguagens, ambientes e estruturas básicas de programação, resolvendo diversos problemas computacionais. Ao final das aulas, as alunas receberão um certificado pela participação.

Quer conhecer as graduações na área de tecnologia? Veja nosso post sobre os cursos de computação da USP!

Informações

Requisitos: Estar cursando o Ensino Médio em uma escola pública. Se identificar com o gênero feminino ou não binário.

Dias e horários: Terças e quintas das 09:00 às 12:00. Início em 10/01/2023 e término em 26/01/2023.

Local: Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, localizado na Rua do Matão, 1010 – Cidade Universitária, São Paulo, SP.

Como se inscrever

A inscrição é feita pela plataforma do Programa de Verão do IME-USP e o comprovante de matrícula em escola pública enviado para o email do CodificADAs. A lista de todos os cursos oferecidos pode ser acessada clicando aqui. Procure pelo nosso curso e clique na setinha verde à direita para se inscrever.

Você precisará logar na plataforma e caso essa seja sua primeira vez, basta registrar-se no botão que aparecerá abaixo.

Depois de acessar a plataforma entre na aba Solicitações e confirme sua inscrição.

O último passo é enviar um email para codificadas@usp.br com o seu comprovante de matrícula em uma escola pública, assim saberemos se você cumpre com o requisito do curso.

Inscreva-se no botão abaixo e venha aprender a programar com o CodificADAs!